Histórico do periódico

A Revista Eletrônica Frontistés foi instituída pela Direção Geral da Faculdade Palotina, no ano de 2006, como Revista Científica do Diretório Acadêmico do Curso de Filosofia – DAFP- FILOSOFIA – para a divulgação semestral de artigos dos discentes da Instituição e de outras Instituições de Ensino Superior (Resolução nº10/2006).

Entretanto, a iniciativa de fundar uma Revista Eletrônica sob o nome de Frontistés (Adj. s.m. gr. pensador) nasceu ainda na segunda metade do ano de 2005, na qual os estudantes de Filosofia da FAPAS, por intermédio do seu Diretório Acadêmico – DAFP-FILOSOFIA –, formularam a proposta e a encaminharam à Coordenação do Curso, que oficializou o pedido (Of.24/2005) à Direção Geral. O intuito da proposta era fundar uma Revista Eletrônica para divulgar os resultados de pesquisas realizadas no âmbito acadêmico. Em resposta, o Diretor Geral designou quatro professores para constituírem o Conselho Consultivo da Revista Eletrônica, com a finalidade de definirem os procedimentos de tramitação dos trabalhos (Portaria 33/2005). Na mesma resposta, designou quatro discentes do Curso de Filosofia para constituírem a Comissão Editorial (Portaria 34/2005).

Desde então, o Conselho Consultivo e a Comissão Editorial trabalharam na apresentação de uma proposta de criação de sistema para uma Revista Eletrônica (Site), elaboração de normas, indicação de professores para integrarem o Conselho Consultivo (Colaboradores e Pareceristas), divulgação da Revista, promoção e incentivo à produção científica a nível acadêmico.

No ano de 2006, o Diretor Geral designou uma nova Comissão Editorial (Portaria 17/2006) e um novo Conselho Consultivo (Portaria 70/2006) para dar continuidade aos trâmites dos trabalhos da Revista. No entanto, simultaneamente a esse processo de normatização da Revista, o Curso de Filosofia da FAPAS também passou por um processo de reformulação curricular e reelaboração do Projeto Político Pedagógico, para fins de Reconhecimento do Curso. A Comissão de Verificação in loco, designada pelo MEC, recomendou o reconhecimento do Curso de Filosofia em visita realizada no período de 15 a 17 de maio de 2006.

Ademais, tendo em vista a necessidade de reformulação do Regimento da Instituição e elaboração de um novo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, a Comissão Editorial e o Conselho Consultivo da Revista Frontistés procuraram respeitar os trâmites deste processo para que o Regimento da Revista pudesse estar em sintonia com as novas diretrizes institucionais. No dia 28 de novembro de 2006, a Direção Geral da FAPAS, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolveu instituir a Revista Eletrônica Frontistés como Revista Científica do Diretório Acadêmico do Curso de Filosofia – DAFP- FILOSOFIA (Resolução nº10/2006).

Finalmente, no início do ano de 2007, os membros da Comissão Editorial e do Conselho Consultivo da Revista Eletrônica Frontistés desenvolveram uma campanha de elaboração de artigos na comunidade acadêmica da FAPAS com a finalidade de divulgar na Revista Frontistés os resultados das pesquisas de iniciação científica e monografias. Esse processo, transcorrido ao longo do primeiro semestre de 2007, resultou na primeira edição, lançada em junho/2007.
A partir do ano 2012, a Revista Frontistés passa a ser publicada eletronicamente através da Plataforma Seer (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas).