A ESCOLA DA OCUPAÇÃO E A OCUPAÇÃO DA ESCOLA: DEMOCRACIA COMO MODO DE VIDA NO MOVIMENTO SECUNDARISTA “NÃO FECHEM MINHA ESCOLA”

Nicole Nöthen de Oliveira

Resumo


O presente trabalho é baseado em pesquisa de doutorado, a qual busca estudar um movimento social recente, a saber, as ocupações de escolas estaduais em São Paulo, por estudantes secundaristas, contrários a uma proposta do governo estadual de reorganização escolar por ciclos, ocorridas entre os meses de novembro e dezembro de 2015, com reverberações posteriores. Tal movimento estudantil foi chamado de “Não fechem minha escola”. O objetivo da pesquisa é analisar tal movimento estudantil, buscando refletir sobre as relações entre democracia e educação. Para tanto, o projeto se apoia principalmente nas teorias de John Dewey, no âmbito da democracia, e de Jean Piaget, no âmbito da educação. No que diz respeito à metodologia, o projeto se alinha ao método da cartografia, em seu caráter de pesquisa-intervenção, e da pesquisa participante, em seu caráter de comunidade interpretativa. Os resultados preliminares apontam para uma busca de práticas democráticas, autônomas e crítico-reflexivas na vivência da escola ocupada, bem como o exercício da consciência moral e ética por parte dos estudantes secundaristas.

Palavras-chave: Educação. Democracia. Ética. Ocupações.


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