PARTICULARIDADES DA EDUCAÇÃO COMENIANA

Adriano Tadeu Ulbrich

Resumo


O artigo pretende retomar aspectos fundamentais do pensamento pedagógico de João Amós Comênio, influente educador medieval. Nisso, destaca-se seu ideal de uma educação democrática e direcionada a todos os homens. Recorrente é a sua preocupação com as metodologias e com os recursos adotados na prática educativa, especialmente ao público jovem. Deste modo, o pedagogo identifica o necessário papel do educador na formação integral do educando. Para isso, o ato educativo nunca deve ser atitude impositiva, mas uma atividade aprazível aos alunos. Logo, percebe-se que, na visão comeniana, a escola é local de constituição social e humana. Para tanto, as concepções do autor que foram ilustradas nesta pesquisa e estão descritas em sua obra, Didática Magna, revelam a atualidade de seus
conceitos, especialmente na sociedade brasileira que em sua presente conjuntura educacional exige o refletir dos projetos e das práticas.


Palavras-chave


Comênio. Medieval. Educação. Pedagógico.

Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. Metafísica: volume II. Ensaio introdutório, tradução do texto grego, sumário e comentários de Giovanni Reale; tradução Marcelo Perine. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

COMÊNIO, João Amós. Didática Magna. Tradução de Nair Fortes Abu-Merhy. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1978.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIMENES GARCIA, Ronaldo A. A Didática Magna: uma obra precursora da pedagogia moderna? Revista HISTEDBR On-line. Disponível em:

. Acesso em: 19 set. 2018.

MONÇÃO, Maria A. G. Comenius e os desafios da educação contemporânea: em foco, a gestão escolar democrática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO E CONGRESSO IBERO-

AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2011, São Paulo. Anpae. Disponível em:. Acesso em: 19 set. 2018.

NASCIMENTO, Aline M; ALENCAR, Izabella C. et al. Um olhar sob a perspectiva educacional de João Comenius. In: V SEMANA DE INTEGRAÇÃO, 2016, Goiás. Anais... p. 587-596.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.