HABERMAS: COMUNICAÇÃO, DIÁLOGO E ENTENDIMENTO NA OBRA CONSCIÊNCIA MORAL E AGIR COMUNICATIVO

Everton Bruno Martin Bento

Resumo


O objetivo desse trabalho é apresentar as ideias do filósofo alemão Jürgen Habermas na sua obra: ‘Consciência Moral e Agir Comunicativo’, e a importância que deve ser dada a comunicação como mecanismo de orientação para a humanidade. Na abordagem feita indicarei na obra, aspectos que o filósofo constrói tendo como enfoque sua teoria crítica da comunicação, instrumento de ajuda à sociedade como forma de superação de conflitos, diálogo com o diferente e busca do entendimento. Feito isso, o enfoque do trabalho é como conciliar a teoria do agir comunicativo, com o modelo educacional brasileiro, indicando a teoria de Habermas como ferramenta de superação de um modelo hoje vigente, que não atende as necessidades dos educandos. É urgente discutirmos o modelo educacional do nosso
país e refunda-lo. E estudando a teoria criticista do filósofo, que indica o agir comunicativo empregado nas dificuldades, pode ela ser um método importante da transformação do mundo escolar.


Palavras-chave


Habermas. Comunicação. Ensino. Educação. Ação. Linguagem.

Texto completo:

PDF

Referências


BRAGAGLIA, Mônica. A teoria da ação comunicativa como referencial teórico ao estudo da interdisciplinaridade. Veritas Revista trimestral de Filosofia e Ciências humanas da PUCRS. Porto Alegre. v 41, n 162. p. 299-306, Junho 1996.

CUPANI, Alberto. Filosofia, racionalidade e comunicação: O papel atual da filosofia conforme Apel e Habermas. Reflexão Revista quadrimestral do Instituto de Filosofia PUCCAMP. Campinas. v 12, n 59, p 11-30. 1994.

GOMES, Luiz Roberto. Educação e Comunicação em Habermas: o entendimento como mecanismo de coordenação da ação pedagógica. Cadernos de educação UFPel. Pelotas. p. 231-250. Maio/junho 2009.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Tradução de Guido A. de

Almeida.2 ed. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 2003.

MÜHL, Eldon Henrique (Org.). Textos referenciais para educação em direitos humanos. 2 ed., ver. e ampl. Passo Fundo: IFIBE, 2013.

PRESTES, Nadja Hermann. A perspectiva habermasiana na investigação científica: A

racionalidade comunicativa na educação. Veritas Revista trimestral de Filosofia e Ciências

humanas da PUCRS. Porto Alegre. v 41, n 162. p 291-297, Junho 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.