DIGNIDADE E RESPEITO COMO NOÇÕES CENTRAIS DA MORALIDADE ACESSADAS MEDIANTE A ANÁLISE DO IMPERATIVO CATEGÓRICO

Graciele Pasqualeto Carpes

Resumo


O presente estudo, configurado como uma revisão de literatura, teve por objetivo apresentar as concepções de Kant (1995; 2001; 2003) a respeito da ética, o qual a baseia na noção de dever que, por sua vez, é uma legislação moral livre de empirismos, formulada através de imperativos categóricos. O conceito de dever, neste sentido, é baseado na autonomia da vontade, ou seja, constituição tal que o escolhe como sendo para si mesmo sua lei, independentemente dos objetos queridos. A partir da discussão, objetivou-se abordar o caráter universal dos direitos humanos. Para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionadas produções de autores e estudiosos que discutiram em seus estudos a questão da ética e do dever, elegendo aquelas que pudessem contribuir para a discussão proposta por este estudo. A partir das evidências oportunizadas por esta revisão bibliográfica, concluiu-se, principalmente, que uma ação praticada por dever tem o seu valor moral, não no propósito que com ela se quer atingir, mas na máxima que a determina. Assim, agir por dever é orientar-se pela disposição para a personalidade e consiste na elaboração de leis racionais a que a própria razão se submete.


Palavras-chave


Dignidade. Respeito. Moralidade. Imperativo categórico.

Texto completo:

PDF

Referências


CEREZER, Cristiano. A noção de respeito (achtung) como “sentimento racional” em kant: apontamentos sobre a autonomia moral. Thaumazein, Santa Maria, v.5, n.12, p. 88-103. dez/2013. Disponível em: . Acesso em: ago. 2018.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Porto: Porto, 1995.

______. A metafísica dos costumes. Tradução de Edson Bini. Bauru: Edipro, 2003.

______. Crítica da razão prática. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2001.

UTZ, Konrad; BAVARESCO Agemir; KONZEN, Paulo R. Sujeito e liberdade:investigações a partir do idealismo alemão. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2012. Disponível em: . Acesso em: ago. 2018.

WEYNE, Bruno Cunha. Dignidade da pessoa humana na filosofia moral de Kant. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 13, n. 1775, 11 maio 2008. Disponível em: . Acesso em: ago. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.