PATAS NA ESCOLA: EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS COMO APOIO NO ENSINO DE VALORES

Valquíria Maria Silva Rios, Carmen Maria Andrade, Fabiane Bortoluzzi Angelo

Resumo


Este estudo apresenta o trabalho desenvolvido com 26 crianças que frequentam o Primeiro Ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul/Brasil sendo que, a autora do trabalho é alfabetizadora. Tem como questão norteadora problematizar atividades curriculares relacionadas aos valores com o auxílio da Educação Assistida por Animais mediada por uma cão terapeuta no processo de ensino e aprendizado em um ambiente escolar alfabetizador. Objetivou evidenciar os laços afetivos que ocorrem na interação homem-animal, bem como refletir sobre as atividades desenvolvidas na escola. O corpus empírico da pesquisa foi composto por fichas de observação etnográfica, diário de campo e diário da professora regente da classe. Apresenta o planejamento, execução e análise de cinco atividades que foram desenvolvidas em diferentes momentos da jornada. A partir dos relatos das crianças e de suas produções textuais foi possível constatar que as intervenções educativas com a mediação  da cão terapeuta contribuíram na formação de valores e na  alfabetização das crianças, facilitando as relações interpessoais, a expressividade, a comunicação e diminuindo os conflitos entre os alunos.

Palavras-chave: Educação Assistida por Animais. Ensino de Valores. Animais e educação. Crianças. Alfabetização.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.