EDUCAÇÃO DIALÓGICO-PROBLEMATIZADORA: UMA APROXIMAÇÃO COM AS JUVENTUDESPARA SUA HUMANIZAÇÃO

Liliane Silveira Bonorino, Denise Valduga Batalha, Tiane Reusch de Quadros

Resumo


Neste artigo, apresenta-se a educação dialógico-problematizadora como uma forma de aproximação com as juventudes, a fim de não só humanizá-las, como também compreendê-las e de (re)significar as suas diferentes culturas. Para reflexão inicial, aborda-se a questão do distanciamento das instituições educacionais das juventudes. Para reverter esta relação, tem-se em pauta a abertura para a compreensão das juventudes e das culturas juvenis. Como concepção de prática pedagógica, concebe-se a educação dialógico-problematizadora, que oportuniza espaço e voz para as juventudes dialogar, tratando-os como sujeitos ativos e críticos, dotados de diferentes culturas juvenis. Por fim, apresenta-se o Projeto “Culturas Juvenis, Educadores e Escola”, com vistas a exemplificar como é possível o diálogo com as juventudes. Ao compreender as culturas juvenis dos seus estudantes, tem-se uma abertura para o entendimento de que esses jovens têm muito a contribuir com as suas experiências e que, através da educação dialógico-problematizadora, é possível promover uma maior aproximação com as juventudes para sua humanização.

Palavras-chave: Educação dialógico-problematizadora. Educação humanizadora. Juventudes.
Culturas juvenis.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.