EDUCAÇÃO HUMANIZADORA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE RESTAURO DA CIDADANIA NO SISTEMA PRISIONAL DO AMAZONAS

Roberto Gilonna Júnior, Dalmir Pacheco de Souza

Resumo


Este artigo objetiva­-se fazer uma reflexão sobre educação humanizadora como política pública de restauro da cidadania no sistema prisional do Amazonas. Para tanto, foi desenvolvido uma analise desconstrutiva da ideia de crime organizado, apresenta conceito de educação com ênfase em Ensino a Distância (EaD) e faz uma critica ao sistema de governamentalidade proposto pelo governo, amparado por respeitados teóricos. Identifica a política pública de preparo, punição e redenção da cidadania ensejando a Educação a Distância como visão sociointeracionista, educação como punição suprema ao indivíduo e a redenção humanizada por meio do trabalho. No segundo ponto, vemos o que esperar da educação popular humanizadora com dados de escolaridade e faixa etária dos presos. No ponto seguinte, avaliam-se os impactos da educação humanizadora através de um quadro de possibilidades e conceitos. Por fim, conclui-se que a resolução para o problema de superlotação dos presídios está no cumprimento de acordos já estabelecidos em convenções e similares onde a educação é incentivada e motivada para construção de cidadania. .     

Palavras-chave: Educação. Humanização. Governamentalidade. Cidadania.


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