TESTEMUNHO E MEMÓRIA: UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE

Bianca Ribas Mazzucco, Francielle Maffini de Campos, Giovana Mello Souza, Maria Goreti Cortes Mendonça, Paulo Sérgio Machadoz

Resumo


Este artigo relata o projeto Testemunho e Memória realizado no segundo trimestre de 2016 com alunos o 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de construir um olhar crítico sobre movimentos políticos e ideológicos atuais que trazem as mesmas raízes da Barbárie do Holocausto. Esse processo iniciou com aulas de docência compartilhada das áreas de Ciências Humanas, Linguagens e com os componentes de Língua Portuguesa e Artes, durante as quais foi apresentado e contextualizado o problema de pesquisa: Como as raízes do Holocausto podem ser verificadas em movimentos atuais e como essas raízes refletem aspectos circunstanciais de uma coletividade? Como metodologia foi usada a análise de discurso em testemunhos autobiográficos orais e escritos de vítimas do Holocausto. A situação problema foi respondida com a criação de um relato de memória de um personagem fictício ambientado na Europa das décadas de 1930 e 40, tendo como referência a leitura do Diário de Anne Frank, um tapete de imagens e um vídeo. As análises desses testemunhos e de discursos ideológicos atuais despertam para a importância de estudar o passado para formar uma memória capaz de evitar que barbáries se multipliquem na História, mostrando-se um caminho para uma educação emancipatória.

Palavras-chave: Testemunho. Memória. Holocausto. Humanização.


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