EDUCAÇÃO POPULAR E ALFABETIZAÇÃO EM FREIRE: DA CRÍTICA AO ENSINO TRADICIONAL À PROPOSIÇÃO DE UMA NOVA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL

Marlei Dambros, Lidiane Tania Ronsoni Maier

Resumo


Este estudo tem como objetivo apresentar a proposta de Educação Popular de Paulo Freire, o trabalho com o tema gerador, sua concepção de alfabetização e a crítica às praticas tradicionais de ensino. O texto aborda sucintamente as origens teóricas desse autor, sua concepção política e filosófica sobre ato de educar e o compromisso com a Educação Popular. Também, trata-se do tema gerador como metodologia de trabalho, enfocando, com ênfase, o processo de alfabetização e a importância deste para a problematização, reflexão e transformação da realidade. Por fim, apresenta-se a crítica de Freire ao modo de organização do ensino tradicional, baseado em livros didáticos, currículos fixos e estratégias de ensino da leitura, bem como os processos de avaliação desenvolvidos pelo professor. Trata-se de um recorte teórico específico, haja vista a vasta contribuição teórica de Freire.

Palavras-chave: Paulo Freire. Educação Popular. Alfabetização. Transformação Social.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.