EDUCAÇÃO POPULAR COMO PROPOSTA DE POLÍTICA PÚBLICA ALTERNATIVA AO MODELO DE SOCIEDADE NEOLIBERAL

Alexandre Luis Fassina

Resumo


A instituição do Marco de Referência da Educação Popular para Políticas Públicas como exemplo de alternativa às práticas neoliberais. Este artigo tem o objetivo de refletir sobre os ideais e práticas do neoliberalismo e como os princípios humanizadores que permeiam a educação popular podem se constituir enquanto contraproposta a esse modelo. Para isso foi realizada pesquisa bibliográfica em referenciais que apontam a maneira pela qual o ideário neoliberal gera determinados efeitos na sociedade e promove influências nas políticas públicas educacionais. Também é descrito o Marco de Referência da Educação Popular para Políticas Públicas a partir do contexto de sua formulação, a sua apropriação dos princípios, fundamentos, historicidade e possibilidades da educação popular. Como resultado desse trabalho de pesquisa percebe-se que a educação popular pode ser norteadora de práticas humanizadoras transformadoras da sociedade calcada na hegemonia do capital.

 Palavras-chave: Educação. Educação Popular. Neoliberalismo. Política Pública Educacional.


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