DISCURSO, GÊNERO E LITERATURA INFANTIL: POTENCIAIS PREDISPOSIÇÕES E AFINIDADES

Desireè Ribas Fumagalli, Juliana Petermann

Resumo


Este artigo propõe uma reflexão acerca de possíveis afinidades entre os conceitos discurso, gênero e literatura infantil. Para tanto, estrutura-se na realização de um estado da arte, buscando delinear um panorama conceitual de pesquisas concernentes com o tema. Partimos da crença na necessidade de vinculação das relações de gênero com a esfera educativa por meio da literatura infantil, compreendendo o discurso não apenas como entidade representativa, mas transformadora da realidade, com base na quebra de paradigmas de gênero. O método que embasa esta proposta consiste na pesquisa bibliográfica, através do mapeamento e coleta de informações de diferentes bibliografias. Como resultados, destacamos a escassez de trabalhos que tomam o livro como objeto da comunicação, no entanto, as pesquisas de outras áreas nos apresentam diferentes e interessantes possibilidades de pensar articulações e analogias que adotem o gênero em relação com a esfera educativa. Ainda, salientamos a súmula de pressupostos teóricos aqui apontados como de fundamental importância para a construção de futuras referências ligadas ao tema. 

Palavras-chave: Discurso. Gênero. Literatura. Educação.


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