EDUCAÇÃO, CULTURA E PRÁTICAS COTIDIANAS: A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROJETO REDE DE PONTOS DE CULTURA DO MUNICÍPIO DE PELOTAS

Fabiane Villela Marroni, Daniel Moraes Botelho

Resumo


Este estudo procura destacar os processos educativos, culturais e tecnológicos desenvolvidos no projeto Rede de Pontos de Cultura no município de Pelotas. Vinculado ao Ministério da Cultura, foi desenvolvido em parceria com o Laboratório de Acervo Digital da Universidade Católica de Pelotas. A partir de uma perspectiva educativa não formal e, a sua perspectiva mediadora para ressignificação do ser patrimônio material e imaterial a partir dos acervos histórico-culturais e das memórias das comunidades envolvidas no projeto. Este artigo tem por finalidade resgatar, ao leitor, o processo de pertencimento e protagonismo das comunidades visíveis / invisíveis, por meio da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para reconstrução da memória cultural.

Palavras-chave: Tecnologias. Cultura. Educação. Pelotas.


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