HERMENÊUTICA, DIÁLOGO E ENSINO DE HUMANIDADES: PERSPECTIVAS PARA A VALORIZAÇÃO DA VIDA E O SENTIDO DO HUMANO

Alice Krebs Teles, Marcos Alexandre Alves

Resumo


Este artigo apresenta uma reflexão, pautada por uma pesquisa de cunho bibliográfica, acerca da importância da hermenêutica, enquanto estrutura metodológica, no ensino de humanidades, capaz de promover o senso de valorização da vida e do sentido da relação inter-humana. Sobretudo, em um momento histórico em que a sociedade contemporânea tem se distanciado dos valores que proporcionam o respeito à integralidade da vida. Ante as sutilezas do inumano, objetiva-se resgatar a dimensão axiológica, essencial para que ocorra o acolhimento da alteridade, postura necessária para o desabrochar de uma responsabilidade ética; desenvolva um espirito crítico-reflexivo, imprescindível à preservação da ordem democrática; desperte a demanda em prol de uma problematização dos modelos tradicionais de ensino e aprendizagem; e nutra uma nova modalidade de ensino, fundado na interação humana e na abertura à novos horizontes de sentidos para o saber. Para que isso aconteça, faz-se necessário alavancar uma proposta educativa centrada na dialogicidade, lugar de excelência para a compreensão da essência humana e estimulo ao aprender a aprender. Portanto, a intenção deste ensaio é propiciar uma discussão sobre a necessidade de um ensino efetivamente humanizador, fundado no encontro inter-humano, em uma interpretação contextualizada da realidade social e na abertura a novos espectros de possibilidades de conhecimento social, cultural e científico.

Palavras-chave: Ensino. Humanização. Hermenêutica. Sentido. Vida.


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