ENSINO DE FILOSOFIA: UM CAMINHO PARA SAIR DO CETICISMO E RELATIVISMO

Douglas Giuliani Durigon, Guilherme Alves de Souza, Juciani Severo Corrêa

Resumo


Este estudo busca apresentar um breve olhar sobre a educação. Nesse sentido, o trabalho foi dividido em três partes para melhor compreender o tema e facilitar a leitura. Num primeiro ponto, será feita uma leitura do contexto histórico que vive-se, alertando principalmente para o grande ceticismo e relativismo encontrado na sociedade, que quer tudo para agora e não tem tempo de esperar. Também será visto que a filosofia desvia-se de seu objetivo central e acaba caindo quase que numa outra disciplina qualquer. Já no segundo ponto serão analisadas as leis que proporcionaram que a filosofia se tornasse uma disciplina na matriz curricular e, no mesmo capítulo, serão apontadas as principais dificuldades ou empecilhos que se davam para a não adesão da filosofia na matriz curricular, dificuldades essas que com o passar do tempo foram superadas e uma breve contextualização da educação no Rio Grande do Sul. Por fim, será proposta uma pedagogia baseada no diálogo, onde os textos clássicos de filosofia ocupam o papel da sensibilização. Para concluir, um alerta para a principal tarefa da educação: a humanização.

Palavras-chave: Ensino de filosofia. Ceticismo. Relativismo.


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