MOSAICO MEDIEVAL E HERMENÊUTICA RECONSTRUTIVA: POSSIBILIDADES NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Eliana Regina Fritzen Pedroso

Resumo


O presente trabalho visa discutir as relações entre a crítica ao conhecimento realizada por Walter Benjamin e a ideia de „mosaico medieval‟ como ilustração de um problema metodológico de uma investigação educacional. Para tanto, esse estudo partiu da articulação entre a categoria imagético-dialética do „mosaico medieval‟ e a categoria crítico-reflexiva da „hermenêutica reconstrutiva‟, a fim de pensar a possibilidade do „mosaico medieval‟ se inserir como imagem epistêmico-metodológica em uma pesquisa em educação. Assim sendo, o „mosaico‟ – utilizado como recurso metodológico de nossa pesquisa – será constituído pelas peças centrais: „violência‟ e „formação‟; esses polos são compreendidos por meio de uma perspectiva hermenêutico-reconstrutiva. Em que a multiplicidade de elementos que se inter-relacionam terão como pano de fundo a interpretação de um problema por meio da correlação entre conceitos proporcionada pelo „mosaico‟. Desse modo, a representação estética de uma ideia, conforme a perspectiva Benjaminiana baseada no vitral medieval, pode contribuir para criar outros contornos qualitativos à investigação educacional.

Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Mosaico Medieval. Hermenêutica Reconstrutiva. Formação de Professores.


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