FILOSOFIA PARA CRIANÇAS

Tânia Terezinha Inácio de Andrade, Eliziane Noeli Soares Neis, Valdicéia Zulma Luciano

Resumo


Na pós-modernidade explodiu uma crise existencial declarada. A importância do ‘ser’, foi perdendo espaço para o ‘ter’, muitas pessoas perderam o encanto pela própria vida ficando dependentes de antidepressivos, outras refugiam- se na virtualidade. A exaltação de si mesmo vai até às últimas conseqüências. Parece que neste tempo pós-moderno, que impera uma globalização fragmentada, a sociedade ficou na escuridão da própria luz do racionalismo, procurando uma nova luz. O educador deve estar preparado para os desafios de cada realidade, não deixando que seu cotidiano fortaleça ainda mais tal cenário. Este trabalho buscou-se fundamentos teóricos bibliográficos que sustente uma proposta de inserção do ensino de filosofia nos anos iniciais. O desafio é acreditar que nesta sociedade, onde o imediatismo e o individualismo imperam a filosofia para crianças poderá abrir espaço para estudos, debates, reflexões e conversas filosóficas sobre os mais diversos temas: bondade, moral e ética, direito e liberdade em um processo de reflexão e elaboração crítica de uma concepção de mundo enquanto totalidade para uma educação mais humanizada.

Palavras-chave: Filosofia. Educação. Crianças. Humanizada.


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