A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO COM DEFICIÊNCIA MOTORA E COGNITIVA

Thalison Ferreira Ludvig, Rodrigo José Madalóz

Resumo


A pesquisa qualitativa seguiu um estilo investigativo pautado em um estudo de caso que buscou compreender os motivos que levam a não participação de uma aluna com deficiência motora e cognitiva nas aulas de Educação Física em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na região das Missões. Foram observadas oito aulas de Educação Física da turma, com duração de cinquenta minutos cada, sendo dois períodos, uma vez por semana. Destas, seis aulas para a pauta de observação, onde as informações foram registradas em um diário de campo e posteriormente, as outras duas aulas para entrevistas com roteiro pré-estabelecido a aluna com deficiência, a professora do AEE, professor de Educação Física e Supervisão Escolar. Os dados foram analisados a partir de duas categorias: a) Aluna deficiente, a inclusão e a acessibilidade e b) A aluna deficiente e as aulas de Educação Física.A partir das informações coletadas observou-se que a aluna com deficiência não participa juntamente com seus colegas de turma das aulas de Educação Física todavia a mesma desenvolve atividades junto a sala do AEE. Sendo assim, podemos afirmar que não está ocorrendo a inclusão nas aulas de Educação Física.

Palavras-chave: Inclusão. Educação Física. Deficiência Motora. Deficiência Cognitiva.


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