EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO DE CASO EM ESPAÇO ESCOLAR

Camila Rich, Cleusa Inês Ziesmann

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou sobre a educação inclusiva e o atendimento educacional especializado oferecido a alunos que estão matriculados em escolas do município de Cerro Largo. O objetivo foi de conhecer quais são as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores das escolas de educação especial e de ensino regular para efetivar o processo de ensino e aprendizagem, considerando as diversidades em sala de aula, com vistas à promoção e garantia da inclusão de todos os alunos. Para tanto a pesquisa se insere na modalidade estudo de caso. A intenção da pesquisa é contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas adotadas nas escolas, priorizando processos de ensino e de aprendizagem de qualidade, especialmente quando se tratar de crianças com deficiência. Ao mesmo tempo, o propósito da pesquisa é contribuir para a formação docente, com o fim de propor uma discussão sobre educação inclusiva de qualidade para todos. Dessa forma, esta pesquisa pretende indicar melhorias nas ações pedagógicas referentes às práticas pedagógicas e ao processo formativo de professores para o atendimento de crianças com deficiência, tanto na educação básica do ensino regular, como nas escolas de educação especial, beneficiando diretamente os sujeitos envolvidos.

Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Educação inclusiva. Formação de professores.


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