A INCLUSÃO ESCOLAR ATRAVÉS DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA

Vivianne Costa Koltermann

Resumo


A inclusão é um processo que vem há tempos sendo discutida no âmbito nacional em escolas, onde alunos com deficiência cada vez mais estão incluídos nas classes regulares, e a educação física torna-se fundamental nesse processo. Assim, ter participação efetiva no ambiente escolar, através da rede de relações com seus colegas, professores e equipe diretiva é fundamental. A pesquisa busca verificar de que forma
está acontecendo à inclusão escolar em uma escola pública regular, através das aulas de Educação Física, da cidade de Santa Maria, RS. A metodologia deu através de uma pesquisa diagnóstica-exploratória, em que foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas a equipe diretiva da escola e aos
professores de educação física regentes de uma escola pública da zona central da cidade de Santa Maria, RS. Como resultados obtidos, encontrou-se três grandes blocos: a inclusão dentro das aulas de educação física: visão dos professores; a inclusão dentro das aulas de educação física: visão da equipe diretiva; e projeto político pedagógico e a
inclusão. Conclui-se que a inclusão ocorre na teoria e na prática dentro do espaço
escolar. 

Palavras-chave: Inclusão. Educação Física. Escola.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.