INCLUSÃO ESCOLAR E A VISÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO BÁSICO

Bruna Ferreira Becker, Vivianne Costa Koltermann

Resumo


A inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino é uma das preocupações brasileiras, visto que este princípio de integração tem sido um dos principais eixos de discussões da área da educação, vinculados também a área da educação física, que cada vez mais está buscando através de uma nova práxis, uma educação física inclusiva. Nesse sentido, buscou-se verificar qual o conhecimento sobre educação física inclusiva de professores de educação física de uma escola pública da cidade de Santa Maria, RS. Como metodologia foi utilizado estudo de caráter descritivo, através de entrevista semiestruturada. Como resultados, encontramos três grandes blocos: as concepções sobre inclusão; concepções sobre educação física inclusiva; e a formação docente. Percebeu-se que há a inclusão no espaço escolar, que os professores realizam a educação física inclusiva em suas aulas, e que a formação docente possibilitou conhecimentos prévios sobre as deficiências, mas que também houve a formação continuada para melhor entendimento e planejamento dos mesmos. Concluise que desta forma podemos contribuir para que a inclusão ocorra nas diversidades existentes dentro da escola, expondo as suas possibilidades e suas dificuldades em que os professores encontram, para que, assim, possamos colaborar para o aperfeiçoamento dos professores. 

Palavras-chave: Inclusão escolar. Professor. Educação física.


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