DISCUTINDO AS AÇÕES AFIRMATIVAS E A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Cassia Engres Mocelin

Resumo


O presente artigo foi apresentado inicialmente como parte do projeto de seleção para o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Pretende-se aqui iniciar a discussão sobre as ações afirmativas no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a suas articulações com as ações de assistência estudantil da instituição. Busca-se refletir sobre as lacunas existentes acerca dessa discussão e em que medida elas comprometem, dificultam e até inviabilizam a permanência dos estudantes cotistas. A partir da discussão empreendida nesse artigo, pode-se perceber que a Universidade Federal de Santa Maria já concretizou mecanismos que visem à democratização do ensino superior público, mas também nos induz a continuar os estudos a fim de constatarmos se esta é uma realidade na maioria das instituições de ensino superior público no país ou decisões políticas pontuais das universidades.

Palavras-chave: Ações Afirmativas. Assistência Estudantil. UFSM.


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