A CARTOGRAFIA INCLUSIVA E O FUTURO NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Tuane Telles Rodrigues, Cibele Stefanno Saldanha, Letícia Ramires Corrêa

Resumo


A inclusão escolar é um processo de aprendizado e aperfeiçoamento da educação, nela os agentes modificam-se e transforma-se m prol do desenvolvimento de habilidade e técnicas para que o conhecimento seja proporcionado coletivamente. Dentro da perspectiva de inclusão escolar, temos dentro da ciência Geográfica o aprimoramento de uma de suas bases principais, a Cartografia, que tende a adaptar-se de forma inclusiva. Tendo como objetivo principal, descobrir os caminhos que a Cartografia inclusiva segue no ambiente escolar, para tanto, utilizamos como procedimentos metodológicos a análise de diversos materiais referentes ao tema e também à entrevista com cinco professores de escolas para nível fundamental e médio, dos municípios de Itaara e Santa Maria sobre o papel da Cartografia Inclusiva em suas práticas. Os resultados que nasceram desta pesquisa mostraram que as práticas inclusivas tendem a transformar e evoluir o aprendizado da ciência Geográfica. 

Palavras-chave: Cartografia Inclusiva. Inclusão. Geografia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.