A CRIANÇA SURDA COMO CONTADORA DE HISTÓRIAS

Maria de Lourdes da Silva

Resumo


O presente trabalho pretendeu esclarecer ao leitor sobre as dificuldades que a criança surda apresenta em relação ao entendimento da literatura, bem como o educador deve agir diante de tal situação. O objetivo geral desse trabalho foi compreender como a criança surda aprender a contar histórias. Já os objetivos específicos foram: abordar questões voltadas à literatura surda; descrever sobre as práticas pedagógicas que o educador pode utilizar para ensiná-las e; identificar os recursos materiais adaptados que podem ser utilizados com a criança surda. Mostra que é essencial fazer com que as pessoas reflitam e compreendam que a literatura pode se tornar um marco em nossa vida, pois nos traz descobertas e aprendizagem, bem como o quanto ela pode se tornar fácil de ser compreendida, quando adaptadas aos surdos. Por fim, concluiu-se que é possível incluir a criança surda na sala de aula com os ouvintes desde que o professor realize adaptações nas histórias infantis, respeitando as necessidades linguísticas e culturais da mesma. 

Palavras-chave: Literatura. Criança Surda. Contação de História. Práticas Pedagógicas.


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