TECNOLOGIA ASSISTIVA: POR UMA ESCOLA MAIS INCLUSIVA

Terezinha Firmina Flôres dos Santos

Resumo


Considerando a tecnologia assistiva um importante aliado, um fator primordial no processo ensino e aprendizagem, podendo-se assim, redimensionar a ação pedagógica, para que todos os educandos com deficiência, possam se utilizar da tecnologia para efetivar o aprendizado na escola, porque utilizando os meios oferecidos pela tecnologia, utilizando-se da acessibilidade que a tecnologia assistiva proporciona, os educandos sentir-se-ão incluídos, estimulados para se utilizarem da escola como meio de acesso à sociedade. A tecnologia assistiva possibilita para as pessoas com deficiência, que a escola seja mais inclusiva, assim, neste artigo considerou-se a importância do aperfeiçoamento e desenvolvimento das atitudes dos profissionais que atuam frente à educação, tendo-se em vista o novo cenário tecnológico, globalizado e a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular, direcionando o trabalho pedagógico para uma constante melhoria e adequação a um novo tempo.

Palavras-chave: Tecnologia assistiva. Ensino e aprendizagem. Educando. Acessibilidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.