A SUPOSTA NEUTRALIDADE DE INSTRUMENTOS DE SELEÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR: DO VESTIBULAR AO SiSU

Thainara Cristina Castro

Resumo


A proposta deste trabalho é realizar uma breve discussão sobre a seleção para o ensino superior, buscando problematizar a forma como os processos de expansão e democratização têm se estabelecido nas diferentes camadas da sociedade. Sabe-se que a segunda metade do século XX marca um aumento importante na demanda por escolarização e que nos anos de 1970 a 1990 ocorreu forte expansão do acesso a este nível de ensino no Brasil. No entanto, não se pode negar que tal expansão é marcada pela proliferação de instituições em precárias condições de funcionamento e que estas são destinadas a um público com perfil social específico, a camada popular. Assim, a partir de uma breve contextualização histórica, o objetivo central desta análise é pontuar como as mudanças que ocorreram nos últimos anos nos mecanismos de acesso ao ensino superior produzem efeitos muito semelhantes de segregação social: antes entre os que conseguiam e não conseguiam ter acesso e, agora, uma segregação mais dissimulada, entre os que conseguem e os que não conseguem acessar carreiras e instituições prestigiosas dentro do sistema.

Palavras-chave: Ensino Superior. Vestibular. SiSU. Mecanismos de acesso.


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