EDUCAÇÃO E MOVIMENTO: SABERES DE ONTEM E VISÕES DE HOJE EM TEMPOS DA PÓS MODERNIDADE

Ana Paula Rodrigues da Silva

Resumo


O presente trabalho busca apresentar as interfaces assumidas pela educação ao longo da história, configurando-se em uma importante estratégia de modernização social, quando alicerçada em princípios democráticos e metodologias ativas e participativas. Para tanto, demanda uma visão de mundo contextualizada e histórica. O cunho pedagógico do inconformismo de movimentos sociais, contribui para ressignificarmos sentidos culturais para além de discursos. A lógica da existência social atual que dá voz aos coletivos, recria identidades de grupos de indivíduos e reconfigura espaços e movimentos, evidenciando a necessidade de tomarmos caminhos alternativos para o fazer pedagógico de educadores. Há que se ter compromisso com uma formação humanizada, emancipatória e libertadora, onde educadores se engajem para entender fatos para além da sua sala de aula e que impactam diretamente os conhecimentos que trabalham a formação almejada.

Palavras-chave: Educação. Pós modernidade. Movimento sócio-histórico.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.