EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO E AFETIVIDADE

Silvana Maia Borges, Juliana Maia Borges

Resumo


Esta pesquisa compreende um estudo bibliográfico a respeito dos temas educação e humanização. O objetivo do estudo foi refletir sobre o conceito de humanização e sua aplicação na área da educação, em uma tentativa de aproximação da realidade vivenciada atualmente acerca dos laços afetivos na esfera educacional no Brasil. Para tanto, nos valemos especialmente da perspectiva freireana, sendo debatidos os seguintes aspectos: definições de educação humanizada e amorosidade; humanização na atuação docente; educação tradicional e educação humanizada. Compreendemos com este estudo que ainda é pouco expressivo o esforço em tornar os espaços educativos – escolas – em ambientes de vínculos afetivos e amorosos, uma vez que impera fortemente na nossa sociedade o individualismo e a lógica capitalista do “ter”. Logo, percebemos que ainda há muito trabalho a ser feito para que o país consolide uma educação mais humanizada, mas que esta necessidade urge e é o caminho a ser seguido. Destacamos então que a afetividade deve ser encarada como elemento constituinte e essencial ao processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Educação. Humanização. Formação. Afetividade.


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