GOVERNANÇA UNIVERSITÁRIA: A CONTRIBUIÇÃO LATINO-AMERICANA

Paulo Fossatti, Hildegard Susana Jung

Resumo


O tema deste trabalho contempla as formas de governança das universidades do continente Latino-americano. Portanto, problematizar sobre a contribuição dos modos de governo universitário na América Latina é o propósito central deste artigo. De enfoque qualitativo, priorizando o ponto de vista interpretativo dos fatos, fez sua coleta de dados fundamentalmente por revisão de literatura. Os resultados sinalizam uma maior cobertura e uma melhor retenção do acadêmico dos setores mais pobres, com maior relevância e formação de qualidade. A qualificação da administração se dá no âmbito da inovação, criatividade, responsabilidade, autonomia e eficiência perante a sociedade e o setor público com o desenvolvimento do seu entorno e evidente progresso de toda uma região e, inclusive, do país. Conclui-se que não é somente um modelo exclusivo de governança universitária que trará êxito às instituições latino-americanas, mas o conjunto de fatores agregados a esses regimes de gestão – no plural, porque se acredita que una gestão exitosa faz coexistir vários modelos para garantir qualidade, universalização, pesquisa e desenvolvimento.

Palavras-chave: governança universitária. Organizações universitárias. Contribuições da Universidade. América Latina.


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