ATIVIDADE PARTICIPATIVA NA FORMAÇÃO DE POLICIAIS: O DIREITO E A EDUCAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR DO POLICIAL CIVIL

Fernanda dos Santos Ueda, Eliete Jussara Nogueira

Resumo


Em um mundo líquido práticas educativas diferentes são vitais para adequar o profissional numa visão ética e humanista do Direito. A ACADEPOL - Academia Coriolano Nogueira Cobra forma os policiais civis do Estado de São Paulo. Esta dissertação objetivou analisar a criação e o impacto do processo de elaboração de práticas, no formato de teatro alicerçadas por Augusto Boal, desenvolvidas no período de 2005 a 2007 na formação dos policiais civis com foco no Direito Administrativo, Ética e Direitos Humanos. O estudo de caso usou o eixo teórico do mundo líquido descrito Zigmunt Bauman, conceitos sobre Educação com aportes de Sergio Gallo e Giles Deleuze. A análise das avaliações constatou majoritária receptividade do Teatro Pedagógico em todos os pontos questionados no material de exame: sociabilização, receptividade e eficácia como instrumento auxiliar das aulas expositivas de Direito. O aluno-policial passou a repensar os problemas que a cotidianeidade traz no amortecimento dos sentidos e nas temáticas afetas a sua carreira, ao entrar em contato emocional, dialogar e colocar-se no lugar de outro para conseguir abordar os problemas relativos ao trabalho policial. Ao final de três anos de atividade a prática apresenta princípios democráticos e libertadores numa postura menos autoritária no ensinar-aprender.

Palavras-chave: Educação profissional. Direito. Policial civil.


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