O ENSINO HÍBRIDO NO CENÁRIO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: UM RETRATO OBTIDO ATRAVÉS DO MAPEAMENTO SISTEMÁTICO

Alberto Pedro Antonello Neto, Leila Maria Araújo Santos

Resumo


As metodologias para o ensino presencial tradicional mais adotadas remetem ao espaço da sala de aula onde o professor expõe sua aula, muitas vezes expositiva dialogada, onde atua como agente emissor dos conteúdos teóricos e os alunos atuam como agentes receptores. Com os avanços tecnológicos e o uso do computador em sala de aula, assim como smartfones e redes sociais complexas, a sala de aula tradicional vem passando por transformações. Diante deste cenário vêm surgindo as metodologias ativas, que pretendem mudar o foco atual do professor para o aluno, dando uma maior participação do discente no processo de ensino. Dentre as metodologias ativas, uma que vem ganhando mais espaço é o Ensino Híbrido (EH). Desta forma o trabalho vem descrever um pouco das metodologias ativas e do Ensino Híbrido, dentro dos principais trabalhos de mestrado e doutorado realizados no Brasil, de 2012 a 2016, pesquisados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, que dizem respeito a aplicação do EH.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Blended Learning. E-learning.


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