EXPERIÊNCIA E SENTIDO NO ENSINO

Rodrigo Braz Carlan, Diego Carlos Zanella

Resumo


O objetivo deste trabalho é investigar e correlacionar os conceitos de sujeito da experiência e a experiência com o ensino, a partir das obras de Jorge Larrosa e Slavoj Zizek. Assim, buscamos problematizar a necessidade de um ensino voltado para a promoção de experiência/sentido no individuo, tendo em vista a aridez do complexo sistema capitalista. Esse estudo será realizado através de uma revisão bibliográfica, a fim de identificar os possíveis entrelaçamentos da experiência com a sociedade capitalista e as substanciais diferenças apontadas por ambos os autores no decorrer de suas obras. Esse estudo tem permitido a percepção sobre os atravessamentos que o capitalismo promove, e, a posteriori, os significados e empecilhos para a experiência na sociedade contemporânea. Dessa maneira, apontamos que a experiência conta com marcas subjetivas, causadoras de efeitos e reflexos no âmbito social, tendo em vista que o real também pode ser apontado como causa e efeito de um corte no processo de sentido da sociedade contemporânea, resultando em uma ação que retroalimenta a existência do capitalismo. Enfim, através do estabelecimento da experiência como mecanismo capaz de evitar a captura do sujeito frente aos processos nos quais está inserido, foi possível traçar horizontes teóricos que tangenciam um ensino humanizado para com o atual processo sócio histórico.

Palavras-chave: Experiência. Sujeito da experiência. Ensino humanizado. Capitalismo. Introdução.


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