FOUCAULT E A ESCOLA: ALGUMAS REFLEXÕES

Marcele Pereira da Rosa Zucolotto, Maria Rute Depoi da Silva, Luiza Baumer Mendes, Natália Gonçalves Vieira

Resumo


Este trabalho pretende, ainda que brevemente, suscitar algumas reflexões sobre o pensamento de Michel Foucault e suas aproximações com o universo escolar. De início, o texto procura trazer algumas contribuições deste importante filósofo para o campo educacional, embasadas principalmente em seus estudos sobre o poder. São discutidos alguns aspectos que dizem respeito a relação entre o poder disciplinar e as instituições escolares, as quais agem através da vigilância, controle e coerção na constituição de corpos dóceis e úteis ao sistema em vigor. Em um segundo momento, procura-se enfatizar a relação entre poder e liberdade, tematizados por Foucault e o quanto é possível, através de mecanismos de resistência e liberdade, que passam pela construção de sujeitos éticos, buscar uma escola e uma sociedade onde o cuidado, o respeito e a solidariedade se façam presentes.

Palavras-chave: Escola. Disciplina. Sujeito. Liberdade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.