DO ENSINO MÉDIO INOVADOR AO NOVO ENSINO MÉDIO: PREOCUPAÇÃO SOCIAL OU “TAPA-BURACO” TRABALHISTA?

Elisabete do Carmo Dal Piva

Resumo


Este trabalho tem como objetivo elaborar uma análise, embasada em pesquisas bibliográficas, acerca da discussão sobre o Ensino Médio no Brasil, buscando elementos contraditórios entre a perspectiva de Educação em tempo Integral, que tem como base a formação humanística, e a nova proposta de Ensino Médio de forma integral, conhecido como “Novo Ensino Médio”, que visa uma preparação técnica para ingresso do estudante ao mercado de trabalho. Inicia com uma pesquisa histórica das políticas educacionais no Brasil, desde o período colonial até hoje, com mais especificidade no período que abrange a implantação do Ensino Médio Integral e a nova proposta de Ensino Médio, através da Medida Provisória 746/2016. Em seguida, faz-se uma análise dos dois conceitos de Ensino Médio. Busca-se, desta forma, problematizar esta nova proposta de ensino, em contraponto com o projeto implantado na gestão federal anterior. Palavras-chave: Ensino Médio. Educação Integral. Novo Ensino Médio.


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