MULTILETRAMENTOS E LETRAMENTOS NA CARTOGRAFIA ESCOLAR: EM BUSCA DA COMPREENSÃO CONCEITUAL

Natália Lampert Batista, Maurício Rizzatti, Elsbeth Léia Spode Becker, Roberto Cassol

Resumo


No atual contexto, a escola torna-se cada vez mais diversa e inundada por tecnologias e mídias. Assim, os multiletramentos na Cartografia Escolar necessitam ser compreendidos e discutidos. Todavia, há confusão entre esse conceito e o conceito de letramento cartográfico. Por isso, o presente artigo tem como objetivo realizar uma discussão conceitual a cerca dos conceitos de multiletramentos e de letramento na Cartografia Escolar, evidenciando as diferenças/semelhanças entre os mesmos. Conclui-se que a escola necessita repensar a inserção do mapa no contexto geográfico, superando seu uso como recurso meramente localizacional e passando a interpretá-lo como uma forma de comunicação multisensorial e multimodal, recuperando a análise do lugar, seu ambiente natural e, especialmente, as relações sociais de sua comunidade e a relação desta com o global e vice-versa.

Palavras-chave: Multimodalidade. Multiletramentos. Ensino de Geografia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.