A CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS

Samuel Robaert, Damaris Wehrmann Robaert

Resumo


Neste texto socializamos uma pesquisa realizada em uma rede de escolas de educação básica, na qual objetivamos reconhecer, nestas escolas, como acontecem os processos de (re)construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e as articulações entre este, os espaços de auto(trans)formação permanentes e a (re)construção da profissionalidade docente, pretendendo responder a seguinte problemática de pesquisa: Como acontecem os processos de (re)construção do Projeto Político-Pedagógico e quais as articulações entre este, os espaços de auto(trans)formação permanente e a (re)construção da profissionalidade docente em uma Rede Municipal de Educação? Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de múltiplos casos (YIN, 2015), na qual fizemos uso de questionários semiestruturados e pesquisa documental em registros de atas de reuniões pedagógicas com professores e também com pais. Na pesquisa, procuramos confrontar os dados obtidos com o referencial teórico, principalmente Paulo Freire (1988, 1996, 2011, 2015), Miguel Arroyo (2013), Antônio Nóvoa (2009), Francisco Imbernón (2010, 2011) e Heloísa Luck (2011). De forma geral constatamos que o PPP é percebido como um elemento burocratizado e burocratizante da escola, desvinculado da cotidianidade da mesma e que não articula o desenvolvimento profissional docente ao desenvolvimento da instituição educativa.

Palavras-chave: Formação Permanente de Professores. Projeto Político-Pedagógico. Gestão Democrática.


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