ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA APLICABILIDADE NO CONTEXTO PÓS-MODERNO DE SALA DE AULA

José Claudemir Borges, Algir Facco da Silva

Resumo


Este trabalho se propõe a discutir uma concepção de espiritualidade dentro do contexto de sala de aula numa perspectiva holística e argumentar a favor do resgate do tipo de espiritualidade que esta concepção explicita no âmbito escolar. Normalmente associamos espiritualidade com religião. Esta associação, entretanto, nem sempre é correta uma vez que, embora as religiões envolvam a espiritualidade, a espiritualidade em si nem sempre envolve a manifestação religiosa. Acreditamos que enquanto o ensino religioso deva ter seu lugar no currículo enquanto uma disciplina optativa aos alunos, a espiritualidade deve permear tudo o que se faz na escola. A concepção de espiritualidade que será aqui discutida relaciona-se com os seguintes temas: auto conhecimento e autocontrole para agirmos de forma coerente com o que acreditamos; capacidade de se estar inteiramente presente no momento em que vivemos e de perceber e apreciar a beleza das pessoas e do mundo à nossa volta; a busca da transcendência e do transcendente; senso de conexão e interdependência com o próximo e com o meio ambiente; senso de abertura para a vida e de um sentido para o viver; desenvolvimento de valores humanos universais. Após discutirmos nossa concepção de espiritualidade, apresentaremos sugestões de como ela pode ser trabalhada no contexto escolar. Considerando que a concepção de espiritualidade que aqui propomos deve permear todo o currículo, defendemos a apropriação desta concepção e o desenvolvimento das qualidades que ela propõe por parte dos professores durante a sua formação e prática profissional. A discussão aqui proposta se faz relevante, uma vez que a mentalidade extremamente materialista/consumista que tem permeado nossa sociedade, tem nos levado a problemas seríssimos tais como a super-valorização do―ter‖ em detrimento do ―ser‖; a falta de um propósito significativo para a nossa vida; a agressividade nas relações humanas e a indiferença em relação ao bem estar do próximo e do meio ambiente.


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