INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: A POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO A PARTIR DO CONHECIMENTO CULTURAL

Cadidja Coutinho, Cisnara Pires Amaral

Resumo


O espaço escolar é constituído por várias culturas que agregam significado e influência na formação de cidadãos éticos e críticos socialmente. A estreita relação entre cultura e ciência, seus aspectos subjacentes e sua importância no processo de ensino e aprendizagem tem sido motivo de recentes debates. Dessa forma, a diversidade cultural do país passa a ser incorporada (pelo menos deveria) nos discursos educacionais. Além disso, estimular o entendimento da ciência e da tecnologia como heranças culturais e que o contexto onde estão inseridas e que os conhecimentos adquiridos com a mobilização da vivência e da cultura também caracteriza a Ciência. Sugere ainda, a inserção de situações da realidade cultural dos alunos nas aulas de Ciências como mediadores do interesse didático Este trabalho tem por objetivo relatar as implicações de uma proposta de inserção da interculturalidade na formação inicial de professores de Ciências Biológicas, no que tange à consideração e respeito da diversidade cultural. Como resultados, o grupo de licenciados atribui importância à inserção intercultural no contexto educacional, acompanhado de estratégias pedagógicas eficazes. Palavras-chave: Educação científica. Pluralidade cultural. Licenciandos.


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