EDUCAÇÃO PARA UMA NOVA FILOSOFIA EMPRESARIAL, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Silmara Maria Del Rio, Izilda Guedes Elias, Marcelo Alfredo dos Santos

Resumo


O artigo apresenta um relato de experiência baseado na prática da educação na formação de uma filosofia, a da cooperação. A transição de uma sociedade de capital para uma cooperativa tem como desafio fazer com que o trabalhador rompa com um paradigma cultural em específico: que deixe de ser regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas e passe a ter responsabilidade pelo negócio de que participa. Dessa forma, a transformação de uma sociedade de capital em cooperativa – da relação empregado/patrão à gestão democrática – representa o núcleo da transição da cultura anterior para a atual. A elaboração do estudo foi baseada nas experiências vividas e nos dados encontrados nos arquivos da instituição, com a organização, que através da educação, busca a participação nos processos de formação da nova filosofia empresarial dos cooperados, onde se discute temas de convivência social e relações interpessoais. Conclui-se que desenvolvimento organizacional, através da educação é uma estratégia de socialização para o trabalho e a criação da filosofia cooperativista.

Palavras-chave: Educação. Filosofia. Cooperativa.


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