A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM GADAMER: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR O ESTÁGIO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Neusa Dendena Kleinubing, Luiz Gilberto Kronbauer

Resumo


Este estudo tem por objetivo pensar as implicações na formação inicial de professores de Educação Física no contexto dos estágios, tendo como referência a concepção de experiência estética na perspectiva da hermenêutica filosófica de Gadamer. Neste texto apresentamos o entendimento de experiência estética, além de apontarmos questões ligadas à formação docente, em especial, a formação do professor de Educação Física. Finalizamos assinalando que esta perspectiva pode trazer contribuições para pensar o espaço-tempo dos estágios no processo de formação, pois pensar a partir da experiência estética é pensar na própria experiência humana o que gera a necessidade de novos olhares e de novas formas de fazer e de apreender no universo da cultura de movimento.

Palavras-chave: Hermenêutica Filosófica. Experiência estética. Formação inicial em Educação Física. Estágio.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.