ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Damaris Wehrmann Robaert

Resumo


Este artigo foi elaborado a partir da pesquisa em andamento, referente ao projeto construído durante o Mestrado em Educação, cujo título é „Psicanálise, Educação e Formação Inicial de Professores: Desafios, Articulações e Contribuições Possíveis‟. A mesma consiste em uma pesquisa bibliográfica, com base na abordagem qualitativa, e referenciada na Hermenêutica Filosófica (GADAMER, 2004), com objetivo de compreender as necessidades, os desafios e as possibilidades de contribuições da Psicanálise para a formação inicial de professores de adolescentes. A importância desta temática justifica-se, principalmente, pela urgência em resgatar os aspectos subjetivos e humanos, cada vez mais secundarizados nos cotidianos educativos. Faz-se preciso, como aponta Arroyo (2013), recuperar o entendimento da docência como profissão do humano e do relacional, para além do ensino de conteúdos e de uma formação de professores „especialistas‟ em suas determinadas áreas. Neste sentido, levanta-se a possibilidade da psicanálise caracterizar-se como uma das áreas em condições de contribuir com a formação inicial docente, já que sua perspectiva é voltada a pensar aspectos constitutivos do ser humano, implícitos, subjetivos e constantemente atuantes no campo educativo. Busca-se, então, apresentar brevemente neste artigo algumas das possíveis contribuições, que têm sido elaboradas a partir dos estudos desta pesquisa.

Palavras-chave: Educação. Formação Inicial de Professores. Psicanálise.


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