FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS E FREIREANAS

Micheli Daiani Hennicka

Resumo


Este artigo apresenta um breve recorte das contribuições históricas e freireanas acerca da formação continuada no Brasil. Como finalidade, busca-se elucidar o desenvolvimento da mesma no país ao longo dos anos (período imperial aos anos 2000), assim como elencar algumas contribuições deixadas pelo nosso querido educador Paulo Freire. Para isso, utilizou-se como metodologia uma pesquisa do tipo bibliográfica, tendo como base os escritos de Paulo Freire e outros autores que abordam a temática. Percebeu-se com este trabalho que estamos em tempos de mudanças, tanto na sociedade como no ambiente escolar. E, devido a elas, os docentes precisam refazer-se permanentemente, buscando cursos de formação continuada, por exemplo. Além disso, faz-se imprescindível a compreensão da formação docente como uma prática continua, pois, conforme Freire, somos seres inacabados e, quando tomamos conscientes desse inacabamento, nos compreendemos como seres aprendentes, estando em permanente formação em relação à docência principalmente, procurando sempre o „ser mais‟ tanto no aspecto pessoal como no profissional.

Palavras-chave: Formação continuada. Paulo Freire. Docentes.


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