POR UM ESTILO PEDAGÓGICO NA DOCÊNCIA: ESCRILEITURAS EM MEIO À VIDA

Josimara Wikboldt Schwantz, Carla Gonçalves Rodrigues

Resumo


Este trabalho tem por objetivo mapear as condições de possibilidade para a constituição de uma variação no estilo pedagógico docente. Realiza estudo utilizando a base filosófica da diferença de Gilles Deleuze. O interesse é fomentado pelo propósito de formação percebido nos cursos de licenciatura, em especial no curso de Pedagogia, em desenvolver um sujeito transmissor de conhecimentos, detentor de saberes, avaliador, identificador de fases de aprendizagem, reflexivo e mobilizador de competências. E o que há para além dessas habilidades? Considera-se relevante a experiência do Projeto Escrileituras que utilizou matérias literárias de Kafka, com docentes da educação básica e universitária, como experimentação do ler-escrever. Em relação ao problema da pesquisa, questiona-se ao modo spinozista: O que pode a docência? Adotando o método da cartografia, verificamos processos de produção dos regimes que se mantém em torno daquilo que se diz/faz na docência. Observamos nas escrileituras produzidas pelos professores outras formas de existência problematizadas por eles. Pela literatura foi possível de estabelecerem uma aliança entre a humanidade e a animalidade, conforme menciona Maciel (2016). A pesquisa vai ao encontro das necessidades de uma docência, não somente de exercê-la, mas de registrá-la, de capturá-la, de percebê-la e de pensá-la através do vivido.

Palavras-chave: Educação. Docência. Escrileituras.


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