A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Débora Kélli Freitas de Melo, Ediane Cristina Schneiders, Luís Fernando Gastaldo

Resumo


Este é um estudo reflexivo sobre a formação continuada de profissionais de educação em contraposição às formações pontuais comumente oferecidas nas redes municipais e regionais de Educação Básica. Partindo do espaço observacional da região missioneira do RS, são descritas considerações sobre as propostas formativas para docentes mais comuns no âmbito escolar, aqui chamadas de formações pontuais, em geral baseadas na exposição oral e caracterizadas por serem descontínuas e desconexas. Por outro lado, programas de formação continuada que sistematizam encontros, onde os professores possam realizar reflexões de suas práticas, de tal forma que seja possível provocar mudanças e atualizações constantes. Como experiência de uma formação baseada no protagonismo docente é abordada a Formação Continuada Macromissioneira ocorrida no noroeste do RS. Entende-se que em processos continuados de formação docente é possível partir das necessidades reais do cotidiano escolar do professor, valorizando o saber docente coletivo para consolidar o saber e a profissionalidade docente construído por meio da teoria e da prática.

Palavras-chave: Formação Continuada. Formação Pontual. Docência.


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