A AUTO(TRANS)FORMAÇÃO E OS CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS: DIÁLOGOS COM EDUCADORES SOBRE A ESCOLA PÚBLICA

Patrícia Poglia Dalmaso, Patrícia Signor

Resumo


Este artigo é um recorte de uma Dissertação de Mestrado inserido na Linha de Pesquisa 1- Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Reúne estudos, pesquisas, discussões e experiências vivenciadas através dos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos enquanto metodologia de pesquisa e na formação com professores estudados pelo grupo Dialogus: Educação, Formação e Humanização em Paulo Freire, coordenado pelo Prof. Dr. Celso Ilgo Henz, da UFSM. Essa proposta, que foi criada em 2007, é baseada nos Círculos de Cultura de Paulo Freire (1970; 2013) apoiados teoricamente pela metodologia da Pesquisa-formação de Marie-Christine Josso (2010). O artigo traz algumas percepções da pesquisa de Mestrado que utilizou os Círculos como metodologia de pesquisa e para a formação com professores de educação básica, realizadas no ambiente escolar. O estudo teve como ponto de partida a realidade investigativa do cotidiano escolar de uma escola pública da rede estadual do município de Caçapava do Sul e traz considerações acerca das vivências dos Círculos a partir da visão dos sujeitos coautores da pesquisa, buscando a autonomia do educador e o fortalecimento do coletivo escolar por meio do diálogo problematizador e investigador.

Palavras-chave: Círculos Dialógicos Investigativo-formativos. Formação Continuada. Auto(trans)formação.


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