A CONTEMPORANEIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Jairo Conceição da Silveira dos Santos, Graciele Carvalho de Melo

Resumo


Este artigo aborda o impacto que a contemporaneidade exerce no cotidiano do ensino-aprendizagem, uma vez que a mesma está inserida no ambiente. Buscou-se, coletar os dados através de uma pesquisa qualitativa com os professores do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (IFFar), dos que aceitaram participar, somando ao total doze docentes, que responderam as questões em forma de entrevista semiestruturada, destacando seu ponto de vista em relação aos temas propostos. A pesquisa teve como objetivo compreender os efeitos da contemporaneidade na educação, os desafios perante o corpo docente do Instituto. Devido ao IFFar atuar nos mais diversos eixos de formação (Ensino Médio Integrado, Proeja, Licenciatura, Bacharelado, Formação Técnica e Tecnológica), possibilitou uma visão ampla, completa, sobre o cenário contemporâneo, pois englobou docentes que atuam desde o ensino médio até a graduação, bem como o uso da tecnologia nos ambientes de ensino, formação dos docentes nas universidades, faculdades e Institutos, a capacitação dos educadores no meio tecnológico, o novo sujeito aprendiz e a relação aluno/professor frente a esse impasse.

Palavras-chave: Docência. Tecnologia. Sujeito aprendiz.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.