FORMAÇÃO DOCENTE, ASPECTOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE DIDEROT A CUNHA

Vanderlei Gularte Farias, Evandro Santos Duarte

Resumo


O presente trabalho se desenvolve a partir do texto Formação do Professor Universitário: Tarefa de quem?, de Cleni Maria Barboza Fernandes, e do texto A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário, das autoras Maria Isabel da Cunha e Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet, juntamente com as ideias de Denis Diderot acerca da importância do conhecimento e das ciências numa formação para o esclarecimento do homem, problematizando aspectos que colocam a importância da formação pedagógica para atender novos paradigmas do ensino relacionados às novas demandas sociais. Reflete sobre a formação pedagógica docente lançar olhar sobre aspectos da dimensão humana e social na perspectiva da relação sua prática. Aponta para a necessidade de uma seminal formação pedagógica como condição ao ingresso na docência superior. Não basta dominar os conhecimentos específicos, é preciso saber ensiná-los a pessoas que convivem com profundas mudanças paradigmáticas. O professor precisa de um novo fazer para entender que é insuficiente conhecer, precisa saber aplicar os conhecimentos, transformando-os em ferramentas auxiliares nas relações humanas em sociedade com lições esclarecedoras. De estar atento e preparado, uma vez que seu objeto é o humano e o mesmo tem se modificado constantemente.

Palavras-chave: Ciência. Diderot. Docência. Formação.


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