PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Lucinara Bastiani Corrêa, Juliana Mezzomo Cantarelli, Michele Moraes Lopes

Resumo


O presente escrito tem por finalidade compartilhar algumas experiências que vem sendo desenvolvidas na formação inicial de professores de Ciências Biológicas, em um Instituto Federal de Educação. Nesse sentido, abordamos algumas ações propostas pelos alunos licenciandos em uma disciplina chamada “Prática Enquanto Componente Curricular – PeCC Modelos Didáticos para o Público da Educação Especial. Para tanto, os alunos são estimulados a buscarem nas escolas de suas cidades situações de inclusão onde possam propor algum tipo de intervenção pedagógica que venha a contribuir nesse processo. Após a realização desse tipo de proposta de trabalho nos anos de 2015 e 2016, verificamos sua contribuição significativa no processo formativo de nossos alunos no que se refere a educação inclusiva, bem como um impacto positivo nas escolas onde as atividades foram desenvolvidas.

Palavras-chave: Prática enquanto componente curricular. Formação de professores. Educação Inclusiva.


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