PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID: O ELO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Fernanda Figueira Marquezan

Resumo


Este trabalho é parte das discussões realizadas no Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Docência (FORPRODODOC) do Centro Universitário Franciscano. O projeto maior objetiva compreender como os professores supervisores do PIBID/ Centro Universitário Franciscano dinamizam no cotidiano escolar as estratégias formativas do ensino vivenciadas na relação universidade escola. Neste texto, discutimos a formação inicial e continuada de professores inter-relacionando ao perfil dos professores supervisores do PIBID. A metodologia é qualitativa, de caráter exploratório. A coleta de dados foi um questionário para mapear tal perfil. Os resultados indicam que os professores construíram uma identidade com o Programa, pois a maioria atua há mais de três anos nessa função, isto viabilizou a possibilidade de aprofundamento de estudos, trocas de experiências, constituindo em um grupo colaborativo de aprendizagem da docência o que caracteriza o desenvolvimento do seu processo formativo.

Palavras-chave: PIBID. Professores Supervisores. Formação de Professores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.