SABERES, SONS, AROMAS, SABORES, HISTÓRIAS, RESISTÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DO CANDOMBLÉ PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Belijane Marques Feitosa

Resumo


Esse trabalho resulta de estudos, debates e atividades de campo ocorridas na disciplina Educação e Diversidade Étnicorracial dos cursos de formação de professores da Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Formação de Professores/Unidade Acadêmica de Educação. Nos propomos apresentar elementos que possam identificar os Terreiros de Candomblé como espaços educativos e de discussão das relações étnicorraciais, na perspectiva de construir uma outra representação social sobre o Candomblé enquanto religião de matriz africana, bem como, contribuir para com a construção de respeito à diversidades de crenças, e de convivência com o diferente, preservando a história dos nossos ancestrais, minimizando preconceitos e destacando o modo de ser e fazer no/do Candomblé através dos seus ritos, cantigas, rezas, preceitos, comidas e celebrações.

Palavras-chave: Candomblé. Formação de professores. Educação.


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